Donos
Blog

Sala de Espera para Ambientes de Saúde.

A Debortoli acredita que a arquitetura faz toda diferença para o sucesso de uma clínica. Fundada...

Leia Mais
Hospitais sustent%c3%a1veis e amigos do meio ambiente

Por que a sua Clínica deve atender o conceito de sustentabilidade?

Porque os pacientes hoje se importam com os ambientes de saúde e querem ser atendidos em uma clín...

Leia Mais
Consultorios 3

Arquitetura para Consultórios e Clínicas.

Projetos arquitetônicos para consultório e clinicas precisam alinhar bom gosto com praticidade e ...

Leia Mais

Cadastre-se para receber
gratuitamente as atualizações do blog!

Confira novas promoções

20

12
Maio

ARQUITETURA ESCOLAR - Educação Infantil

Arquitetura Escolar – Educação Infantil

 

A educação infantil, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

 

 

Segundo os Referenciais, o papel da educação infantil é o cuidar da criança em espaço formal, contemplando a alimentação, a limpeza e o lazer (brincar). Também é seu papel educar, sempre respeitando o caráter lúdico das atividades, com ênfase no desenvolvimento integral da criança.

 

 

A ênfase da educação infantil é estimular as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que a criança esteja feliz no espaço escolar.

 

 

 

Em primeiro lugar, é necessário romper com a lógica adulta que impõe à sala a estética empobrecida dos murais com personagens infantis e figuras estereotipadas. As paredes precisam refletir a história de vida e de escolarização de cada criança, com exposições das produções feitas por elas ao longo do ano. Os espaços escolares devem ser, antes de tudo, locais que favoreçam o aprendizado. Portanto, organize a sala com elementos que acolham e integrem os pequenos, como a lista dos nomes, um canto de leitura, fotografias e o alfabeto. 

 

 

A capacidade de observação e a curiosidade são características que devem ser constantemente desenvolvidas nas crianças para que elas questionem os "comos" e os "por quês".

 

O espaço físico da escola pode influenciar a forma como as pessoas trabalham e aprendem dentro dele. Por isso, deve-se propor que o projeto arquitetônico dialogue diretamente com o projeto pedagógico da escola. E vai além: sugere que a construção desse projeto envolva toda a necessidade da escola. 

 

 

 

 

Nós aqui da Debortoli Arquitetura estamos empenhados em produzir conteúdos relevantes e ajudar você a levar seu projeto escolar para o próximo nível.

 

www.debortoliarquitetura.com.br

 

 

 

 

 



ENDEREÇO

Rua Mal. José B Borman, 245E - Centro

CEP: 89802.120 | Chapecó - SC

• Veja no Google Maps

CONTATO

(49) 3323-2149

Whatsapp: (49) 98419-5313

projetos@debortoliarquitetura.com.br

Baixe o E-book "Como Contratar um Arquiteto"

Ebook arquiteto
REDES SOCIAIS