Donos
Blog

Sala de Espera para Ambientes de Saúde.

A Debortoli acredita que a arquitetura faz toda diferença para o sucesso de uma clínica. Fundada...

Leia Mais
Hospitais sustent%c3%a1veis e amigos do meio ambiente

Por que a sua Clínica deve atender o conceito de sustentabilidade?

Porque os pacientes hoje se importam com os ambientes de saúde e querem ser atendidos em uma clín...

Leia Mais
Consultorios 3

Arquitetura para Consultórios e Clínicas.

Projetos arquitetônicos para consultório e clinicas precisam alinhar bom gosto com praticidade e ...

Leia Mais

Cadastre-se para receber
gratuitamente as atualizações do blog!

Confira novas promoções

Capa

18
Abril

6 dicas para acertar na escolha do terreno.

6 dicas para acertar na escolha do terreno.

A escolha do terreno é o primeiro passo para a realização de um bom projeto. Embora pareça simples, essa etapa demanda uma análise criteriosa da documentação, localização e desnível do lote.

Veja a seguir dicas práticas para acertar na escolha, evitando perda de tempo e de dinheiro.  

 

1 - Verifique a documentação

O cliente deve exigir documentações cartorárias que comprovem a regularidade do imóvel e de seu respectivo vendedor. A prefeitura ou o órgão fiscalizador — CREA ou CAU — podem barrar a obra, caso o alvará de construção e anotações de responsabilidade não atendam às normas. Condições de alagamento, vegetação protegida por lei e áreas de preservação, podem ser verificadas junto ao município.

 

Quais documentos exigir?

  • Certidão de propriedade do terreno atualizada (emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis) para saber se a situação está regular.
  • Certidões de ações dos distribuidores (cartórios) cíveis, de protesto, de execuções fiscais e de ações federais do proprietário e do cônjuge — documentos que indicam se há ações contra o proprietário envolvendo o terreno a ser vendido.
  • Certidão Negativa de Débitos (CND) do INSS — caso o vendedor seja uma pessoa jurídica.
  • Certidão Negativa de Débitos Municipais, que mostra se existem dívidas com o município referentes ao terreno.
  • Carnê do IPTU, no qual constam as metragens do terreno e seu valor venal.

 

2 - Analize a localização

Verificar a facilidade de acesso ao terreno e a infraestrutura de seu entorno – transporte, lazer e outros serviços – também é imprescindível. As informações podem ser conferidas com o próprio corretor do imóvel, e ainda com pesquisas e visitas à região.

 

 

3 - Estude a insolação

Analisar as condições de insolação por meio de softwares ou visitas no local é muito importante. “Com essas informações, o arquiteto analisa se o sol está a favor dos ambientes para que haja ventilação cruzada e a casa esteja sempre fresca”, indica a arquiteta Erika Fukunishi, do escritório EFTM Arquitetura.

 

 

4 - Conheça a região

Visitar o terreno mais de uma vez em dias, horários e condições diferentes pode ser muito útil para identificar ruídos e outros incômodos.

 

5 - Analise os desníveis

Terrenos com desníveis podem ser um problema para projeção de casas térreas, uma vez que requerem gastos com movimentação de terra para acomodar a obra. No entanto, um terreno em desnível não é impeditivo para a realização do projeto – pelo contrário, o arquiteto pode tirar partido do relevo ao acomodar a edificação no lote.

Em desníveis suaves, por exemplo, o projetista pode criar meio pé-direito e minimizar o número de degraus entre ambientes. “Para evitar grandes movimentações de terra, como corte e aterro, um bom projeto pode aproveitar melhor o traçado natural e otimizar os custos”, explica Thalita Miyawaki, também arquiteta do EFTM Arquitetura.

O desnível também pode ser explorado para criação de ambientes de convivência, piscina e quadras esportivas. Dependendo da altitude, potencializa a vista do terreno.

 

 

6 - Estude o solo

Apesar de só ser possível conhecer o tipo do solo após a realização de serviços de sondagem, o cliente também pode observar alguns aspectos no terreno que indiquem sua condição. Muitas pedras na superfície, por exemplo, sugerem que o terreno está próximo de rios e córregos — o que provavelmente exigirá fundações profundas e caras. “Uma dica é perguntar aos vizinhos que tipo de fundação adotaram para fins de planejamento de gastos, o que não significa que, após a compra do terreno, o cliente não precise contratar um serviço de sondagem do solo”, comenta Erika.

 

 

Nós aqui da Debortoli Arquitetura estamos empenhados em produzir conteúdos relevantes e ajudar você a levar seu projeto para o próximo nível.

 

 

www.debortoliarquitetura.com.br

 



ENDEREÇO

Rua Mal. José B Borman, 245E - Centro

CEP: 89802.120 | Chapecó - SC

• Veja no Google Maps

CONTATO

(49) 3323-2149

Whatsapp: (49) 98419-5313

projetos@debortoliarquitetura.com.br

Baixe o E-book "Como Contratar um Arquiteto"

Ebook arquiteto
REDES SOCIAIS